|

Conheça todos os tipos de prótese dentária

A falta de um ou mais dentes é horrível!

Sem dúvidas, perder um ou mais dentes é algo complicado, não somente pela estética, mas, também, porque tudo influencia na forma como falamos, mastigamos ou respiramos. 

Com isso, a prótese dentária vem atender a todas as demandas, desenvolvendo a autoestima de muitos pacientes. 

Então te convido a continuar a leitura deste artigo e conhecer os principais tipos de prótese, não deixe de ler. 

Saiba mais sobre a prótese dentária

A prótese dentária vem em substituição aos dentes inexistentes na boca do paciente e além de devolver o sorriso, a autoestima e melhorar a estética, ela colabora para a saúde.

Afinal de contas, ela devolve as funções bucais, melhorando a mastigação, a fonética e, até mesmo, a respiração.

Este procedimento é indicado para todos os pacientes com a falta de um ou mais dentes, sendo que a técnica indicada dependerá de uma análise completa da situação.

Diferença entre implante e prótese dentária

O termo implante e prótese dentária confundem, pois têm o objetivo final de substituir um ou mais dentes que foram perdidos.

Os implantes dentários são fabricados de titânio e são substitutos das raízes dos dentes, atuando como suporte para a colocação de uma prótese sobre implante. 

E uma vez inseridos no osso da mandíbula ou da maxila, o paciente deve aguardar um período de cicatrização e assim pode-se iniciar a fase protética, que é a colocação da prótese sobre implante. 

Esses implantes podem ser usados para substituir uma, muitas ou todas as raízes, sendo um apoio para a prótese sobre implante.

Por outro lado, as próteses dentárias, embora possam ser fixas sobre implantes, como a coroa sobre implante e a prótese protocolo, também podem ser removíveis como as dentaduras.

Benefícios de usar a prótese dentária

A prótese dentária permite que o paciente restabeleça suas funções e os hábitos semelhantes a quando tinha ainda a presença de seus dentes naturais 

Veja melhor a seguir os benefícios da prótese dentária:

  • Melhora da mastigação

Sabemos que cada dente nosso desempenha uma função específica e com isso, a falta  dele é algo bastante prejudicial para o organismo. 

Com isso, o uso da prótese é uma forma de restabelecer o sistema mastigatório.

  • Melhoramento da fala

Nossos dentes têm relação direta com a qualidade da fala, afinal de contas, alguns fonemas dependem dos dentes para que tenham a verbalização adequada. 

Por isso, no caso da perda de algum dente, se não for reparada, é provável que o paciente se comunique com dificuldade para pronunciar algumas letras.

  • Alinhamento dos dentes

Quando se tem uma perda dentária, o osso da arcada dentária tende a se movimentar para preencher esse espaço e essa situação pode ocasionar o desalinhamento dos outros dentes.

  • Aumenta a autoestima

A perda de um dente pode comprometer bastante a autoestima de uma pessoa e a situação desagradável faz com que o indivíduo evite de sorrir.

Com o auxílio de uma prótese dentária, o paciente consegue reverter esse quadro, uma vez que ela é elaborada de acordo com as características dos dentes naturais de cada um. Mas também pode ser formulado um sorriso totalmente novo de acordo com o desejo do paciente.

prótese dentária
Exemplo de prótese protocolo que será instalada sobre implantes dentários
prótese dentária
Exemplo de prótese total. Indicada para quem já perdeu todos os dentes.

Tipos de prótese dentária

  • Prótese sobre implantes

A associação do implante dentário com a prótese dentária sobre implante é empregada na substituição de dentes perdidos e comprometidos,  restaurando a eficiência da mastigação e a aparência estética, sendo sua grande vantagem sobre outros tratamentos o fato de ser uma reabilitação fixa. É uma boa opção de restauração, devolvendo função, estética e principalmente conforto ao paciente.

  • Ponte fixa

Trata-se de uma das formas mais comuns para a substituição dos dentes ausente

A prótese dentária fixa, também conhecida como ponte fixa é apoiada nos dentes adjacentes ao espaço. 

Assim, forma pilares, ocupando o espaço dos dentes comprometidos ou ausentes, podendo ser apoiada sobre vários implantes dentários.

  • Overdenture ou prótese protocolo

As próteses Overdentures e as Protocolo são dentaduras implanto-suportadas, isso é, ela apoia em implantes dentários. 

Uma prótese comum que se sustenta sobre a gengiva apresenta menos firmeza, já as próteses implanto-suportadas contam com acessórios e conexões que permitem uma adaptação fixa sobre os implantes,  proporcionando melhor retenção.

 

  • Prótese parcial removível (PPR)

Trata-se de uma prótese dentária móvel e parcial para casos nos quais o paciente ainda possue alguns dentes remanescentes em bom estado. 

Ela também é empregada quando os dentes de apoio para uma prótese fixa não são adequados. 

É realizado a partir de uma estrutura metálica ou cerâmica, onde são inseridos os dentes e deve-se levar em consideração a saúde dos dentes de apoio, a mecânica da mastigação, fixação e estabilidade. 

  • Prótese total (PT)

Essa prótese total é uma das mais conhecidas entre os brasileiros, sendo produzida em resina acrílica.

Para isso, é essencial que o dentista e o protético sejam detalhistas para trazer mais realidade ao sorriso do paciente e respeitar suas feições naturais.

Com ela, o paciente tem de volta suas funções orais de mastigação e fala, além de melhorar consideravelmente a estética de quem perdeu todos os dentes.

  • Coroa dentária fixa

Refere-se a uma prótese dentária fixa unitária, assentada sobre a raiz natural do dente ( cimentada) ou sobre implante ( parafusada e/ou cimentada) reproduzindo, assim, as características funcionais, anatômicas e estéticas do dente do paciente.

Por fim, vimos que a perda de um ou mais dentes, além de desagradável, pode atrapalhar a mastigação, a fonética e a estética do paciente.

Essa ausência pode também ocasionar erros na movimentação dos dentes remanescentes e na reabsorção óssea, entre outros problemas.

Com isso, é necessário a colocação de prótese dentária, sendo uma solução comum e que traz de volta a autoestima de muitos pacientes. 

Precisando de ajuda, conte sempre com a nossa equipe. 

 

Dra.-Laureane-Reboucas

Autor

Dra. Laureane Rebouças CRO/CE 7773 

Cirurgiã-dentista pós-graduada em Odontologia Estética, Endodontia e especialista em Reabilitação Oral com Prótese Dentária 

Outros Artigos

Sangramento na Gengiva: Causas, Gengivite, Periodontite e Como Tratar

Conheça todos os tipos de prótese dentária

Prótese Overdenture: O que você precisa saber antes de optar por este tipo de reabilitação oral

Endereço: Av.Dom luis, 1233 - sala 904 - Ed.Harmony Medical Center

Fale com a nossa equipe