|
Para quem pensa que o acúmulo de tártaro causa apenas prejuízos estéticos, há um ligeiro engano nesta afirmação, pois a condição pode acarretar problemas mais sérios como gengivite e periodontite.
Quando a escovação dos dentes é feita de forma inadequada, não retirando corretamente os resíduos dos alimentos, é formada uma placa bacteriana. Caso essa placa não seja completamente retirada todos os dias, ela endurece até transformar-se no indesejável tártaro.
Vamos nos aprofundar neste ponto agora.
A falta de uma boa higiene bucal é determinante para que ocorra o acúmulo de tártaro, que é uma camada calcificada na superfície dos dentes, dando uma aparência desagradável para o sorriso do paciente.
Essa má escovação dentária, aliada à rápida proliferação de bactérias nocivas na boca, fazem com que a evolução do quadro seja inevitável.
Os alimentos mais favoráveis ao acúmulo de tártaro são os que possuem açúcares em sua composição. Mas é importante salientar, que quaisquer alimentos podem desencadear esse problema, se a higiene bucal for negligenciada.
Além disso, outras razões contribuem para o surgimento desse problema, como a baixa produção de saliva e a boca seca, que não estão associadas aos maus hábitos de higienização da boca.
Pode-se dizer que o primeiro transtorno causado pelo acúmulo de tártaro é o psicológico, pois a pessoa começa apresentar queda em sua autoestima e segurança.
Porém, os mais graves estão de fato relacionados com a saúde bucal, que são:
O sangramento frequente da gengiva é o primeiro sintoma da gengivite, que pode vir acompanhado ainda de inchaço da região, mau hálito e sensibilidade nos dentes. Portanto, se esse quadro for recorrente, a busca por um especialista deve ser logo iniciada.
Proveniente da placa bacteriana que se instala nos dentes devido à má escovação, a gengivite causa uma inflamação na gengiva que resulta no enfraquecimento dos dentes.
Essa doença atinge principalmente as áreas de acesso mais difíceis da boca, principalmente quando a limpeza não é feita corretamente pelo menos 3 vezes ao dia.
Existem ainda, outros fatores que contribuem para a evolução da gengivite, tais como:
Mesmo que cause um certo desconforto, a gengivite não apresenta maiores riscos, mas, se não for cuidada a tempo, pode evoluir para uma periodontite.
A periodontite é entendida como uma evolução de um quadro de gengivite.
Diferentemente do primeiro caso, que não passa de um incômodo, a periodontite pode ocasionar a perda óssea que promove a estabilidade dos dentes, atingindo diretamente a sua raiz.
Certamente, o principal motivo que leva ao surgimento dessa condição é a falta de uma higiene bucal satisfatória.
Ressaltando ainda algumas outras causas para o desencadeamento da periodontite, como:
Para evitar esse tipo de surpresa, o ideal é que visite seu dentista pelo menos uma vez a cada 6 meses.
Depois que o acúmulo de tártaro acontece, não há mais a possibilidade de fazer a retirada da placa bacteriana com uma simples escovação. Sendo assim, o paciente deve recorrer a um consultório odontológico, para que o tratamento apropriado seja feito.
Por meio de equipamentos específicos, o profissional realizará uma raspagem a fim de remover a placa calcificada. O procedimento é indolor e pode contar ainda com o auxílio de aparelhos de ultrassom.
Provavelmente você já tenha ouvido falar que o sorriso é o cartão de visitas de uma pessoa, que pode perder sua beleza com o acúmulo de tártaro.
Lembrando que, não apenas a estética e a autoestima podem ser prejudicadas, como a sua saúde bucal, já que pode dar lugar a problemas mais sérios como a gengivite e a periodontite.
Evitar que esses contratempos surjam é muito fácil, basta adotar bons hábitos de cuidados com a saúde da sua boca, bem como fazer visitas regulares ao seu dentista de confiança.
O sangramento na gengiva é um problema comum que muitas pessoas enfrentam em algum momento de suas vidas. Embora seja fácil ignorar ou atribuir a uma escovação agressiva, o sangramento gengival pode ser um sinal de alerta para problemas mais graves de saúde bucal, como gengivite e periodontite.
Sem dúvidas, perder um ou mais dentes é algo complicado, não somente pela estética, mas, também, porque tudo influencia na forma como falamos, mastigamos ou respiramos.
Com isso, a prótese dentária vem atender a todas as demandas, desenvolvendo a autoestima de muitos pacientes.
A prótese overdenture é uma solução eficaz e duradoura para quem perdeu grande parte ou totalmente a dentição. Com a sua capacidade de substituir os dentes perdidos, melhorar a mastigação e a dicção, além de proporcionar uma aparência estética mais agradável, esta alternativa de reabilitação oral tem tudo para trazer de volta a sua autoestima e qualidade de vida.