Periodontite, saiba o que é.

Qualquer que seja o problema bucal, por menor que ela seja, acaba por limitar o seu bem-estar.

Seja no trabalho, nas rotinas diárias ou nos momentos de lazer, um quadro bucal desfavorável acaba consumindo a sua energia.

Indo mais adiante, certos problemas bucais se não tratadas no tempo certo, afetam a estética do sorriso, podendo gerar problemas de autoestima e também, podem afetar a saúde geral causando problemas em alguns órgãos do corpo.

Falaremos neste post sobre a periodontite ou doença periodontal.

Uma Condição oral que atinge grande parte da população e tem sua parcela presente na perda dentária.

Visão geral da periodontite.

Para falar mais afundo sobre a periodontite, precisamos primeiro falar de placa bacteriana e gengivite

A placa bacteriana tem sua formação na junção das bactérias dos restos de alimentos que ingerimos com as bactérias da saliva.

Esta junção forma uma película, a placa bacteriana, que se não tratada evolui para o conhecido tártaro e pode gerar inflamação na gengiva, a chamada gengivite, caracterizada por vermelhidão na gengiva, inchaço, sensibilidade gengival e sangramento.

A gengivite é o causador da doença periodontal ou periodontite.

Se não tratada, essa inflamação pode migrar para o ligamento e osso que suportam o dente.

Listamos aqui as principais causas da periodontite:

Os sintomas da periodontite são de fácil visualização o que, consequentemente, facilita a procura por ajuda já na fase inicial da gengivite.

Listamos também os principais sintomas da periodontite:

Fora os problemas bucais gerados pela periodontite que, cá entre nós, perder um dente já é um problema muito sério que afeta tanto a autoestima como a estrutura oral, esta doença pode levar a formação de abcessos no tecido mole e conduzir agentes inflamatórios para a corrente sanguínea causando danos em outros órgãos do corpo.

doença periodontal
A gengivite é o causador da doença periodontal ou gengivite

Periodontite e diabetes.

Segundo a Sociedade Brasileira de Periodontologiadiabéticos tem um risco 2,5 vezes maior de apresentar problemas periodontais do que pessoas não diabéticas.

Quem é diabético é mais susceptível a desenvolver a doença periodontal devido à sua dificuldade em reagir a processos inflamatórios e infecciosos.

Dai a grande necessidade de um cuidado maior e mais atencioso nos processos da odontologia preventiva, como higiene bucal e frequência no consultório do dentista.

É importante enfatizar que o diabetes em si não é o causador da periodontite, ele apenas modifica a condição atual da doença periodontal, acelerando processos inflamatórios já existentes, fazendo com que os problemas periodontais, como a perda dentária, por exemplo, ocorram de forma mais rápida.

Para quem tem diabetes, é importante cuidar da alimentação para manter sob controle a quantidade de açúcar no sangue, manter uma rotina de higiene bucal rigorosa e fazer uso da odontologia preventiva, mantendo a frequência nas visitas ao dentista e sempre cuidando da limpeza dos dentes.

Tratamento e prevenção.

Previnir é melhor do que remediar, não concorda?

Para se previnir da placa bacteriana, gengivites e, consequentemente, da periodontite, não é tão complexo assim.

Listamos aqui os principais pontos que você deve levar em consideração para se previnir destas condições periodontais:

Para quem já desenvolveu a periodontite;

Procure imediatamente o seu dentista para fazer o tratamento da doença bucal e evitar o desenvolvimento para um quadro de perda dentária em um cenário mais complexo.

O tratamento também não envolve complexidades e consiste em:

Em resumo geral.

Você viu que a periodontite é uma doença bucal que precisa de outras condições orais para se desenvolver.

Como qualquer doença, ela começa com sinais pequenos que se não percebidos e tratados no tempo certo, evoluem para um quadro bem danoso à sua saúde bucal e a sua saúde geral, portanto, a recomendação é; previna-se!

Cumpra todas as etapas de higiene bucal, visite regularmente o seu dentista e assim mantenha-se longe das doenças periodontais.

Precisando de ajuda, conte com a nossa equipe de dentistas em fortaleza para lhe prover a atenção e cuidados necessários.

Vive Orale Odntologia, nosso foco é com o seu bem-estar e qualidade de vida!