|

Conheça as principais técnicas de reabilitação com implante dentário

É de extrema importância termos a total cautela com a nossa saúde bucal, pois o sorriso é o nosso mais importante cartão-postal. Em qualquer parte do mundo, nossos dentes estão ligados à nossa imagem estética. Então, é imprescindível manter as visitas ao dentista em dia para evitar problemas com a saúde e a estética do sorriso.

Diante um quadro de ausência dentária, problemas estéticos assim como: problemas na fala e na mastigação, afetam o dia a dia do indivíduo.

As variadas técnicas de reabilitação oral com implante dentário ajudam quem precisa reabilitar dentes perdidos com segurança e longevidade.

Continue a leitura do artigo para saber mais sobre as técnicas de reabilitação oral por meio do implante dentário.

A ligação entre uma dentição saudável e autoconfiança

A relação entre a falta de dentes e a baixa autoestima – que afeta aqueles que sofrem com essa situação – é algo já comprovado por diversos estudos na área de psicologia e saúde.

A falta de confiança por parte dessas pessoas é algo justificável, já que a falta de algum dente é muito fácil de se notar; tanto é que algumas pessoas evitam sorrir ou até mesmo falar em público por falta de um ou mais dentes.

Contudo, para a felicidade de todos, a modernidade nos trouxe diversos tipos de tratamentos odontológicos que podem reparar essa situação. Veja a seguir mais detalhes.

O implante como um caminho que deve ser seguido para melhorar a autoestima e a imagem estética

Um implante dentário é considerado uma técnica de reabilitação oral , pois sua finalidade é a de substituir um ou mais dentes perdidos. Essa substituição atinge positivamente o paciente, com a melhora da função e estética oral.

Por ser financeiramente acessíveis, os implantes, na atualidade, conseguem chegar à maioria das classes sociais, porém, infelizmente isso exclui ainda grupos da sociedade que ainda não têm como arcar com esses valores – que oscilam por questões de qualidade, material utilizado ou outras especificidades.

Quais os tipos mais comuns de implantes dentários?

As técnicas de reabilitação com implante dentário resultam de intensas pesquisas realizadas por aqueles que trabalham em prol da odontologia.

Há diferentes tipos de implantes dentários disponíveis. E, se as cirurgias de implantes dentários não são procedimentos de alta complexidade, isso não significa que essa técnica odontológica possa ser feita por qualquer profissional.

Inclusive, o único profissional autorizado a realizar esse procedimento é o cirurgião-dentista implantodontista.

Agora, vamos nos aprofundar nas técnicas de reabilitação com implante dentário mais utilizadas nos consultórios odontológicos. São elas:

  • Implante unitário simples;
  • Implante com prótese overdenture;
  • Implante de carga imediata.

Implante unitário simples

Este implante serve para aqueles que perderam apenas um dente e sua cirurgia é considerada rápida e de fácil realização. Na maioria das vezes, este é o implante financeiramente mais em conta por envolver apenas um dente.

Sempre é bom lembrar que a perda de um dente acaba levando à perda dos outros. Exatamente por isso o implante unitário simples é algo mais do que necessário neste caso.

O processo de reabilitação com implante unitário não é complexo e envolve uma fase cirúrgica e uma fase de instalação da coroa sobre o implante, um tipo de prótese dentária.

Implante com prótese overdenture

Este tipo de técnica é indicada apenas àqueles que perderam todos os dentes. Por isso o nome “overdenture”, que, em tradução literal, significa “todos os dentes”.

Nesta técnica, não são instalados pinos para cada dente, pois a prótese fica presa a um encaixe nos dois implantes, fazendo com que o implante tenha grande estabilidade. 

Diferentemente dos outros implantes, existem dois tipos de prótese overdenture, que são: 

  • Sistema de fixação barra-clip;
  • Sistema de fixação o’ring.

A grande diferença entre eles é que, na fixação barra-clip, há uma barra que faz a junção dos implantes. O clipe de plástico contido na prótese se encaixa e mantém a peça permanente no lugar. 

Já na fixação o’ring nenhuma barra é utilizada, mas, sim, uma borracha que faz uma pressão, mantendo a prótese totalmente apoiada. 

Implante de carga imediata

O implante de carga imediata é uma técnica que pode ser indicado em casos de implante unitário ou para casos de protocolo total (reabilitação de todos os dentes).

É uma técnica que depende diretamente da qualidade do osso abaixo da estrutura gengival.
Somente com uma boa qualidade óssea é possível fixar o implante ou o conjunto deles.

Nessa técnica, a prótese sobre implante é colocada logo após a realização da cirurgia para fixar o implante dentário. Não é aplicado a todo e qualquer caso de reabilitação oral.

Para se tomar a decisão correta, é preciso uma análise clínica e de exame de imagem para determinar se é ou não aplicável ao paciente em atendimento.

Se você quiser saber mais sobre a técnica de implante de carga imediata, acesse o link ao lado – implante de carga imediata.

reabilitação com implante dentário
Exemplo de prótese sobre implante para reabilitação de arcada completa.

Quando optar pela reabilitação com implante dentário?

O implante dentário é a solução mais inovadora para recuperar dentes perdidos. Seguro e com bons índices de durabilidade, o implante dentário pode ser considerado a melhor solução para quem perdeu um ou mais dentes.

Você pode, ainda assim se perguntar: e a prótese dentária, não pode ser uma opção? Sim, com certeza; porém, se o paciente deseja um tratamento reabilitador com mais segurança, com menor probabilidade de erros e com garantia de longevidade, o implante é a melhor escolha.

Além disso, as manutenções periódicas são mais espaçadas e, na grande maioria dos casos, não é preciso fazer trocas dos implantes. Em termos financeiros, podemos dizer que não existe um método mais “barato” do que o outro porque depende inteiramente do caso do paciente.

Acredite, existem casos de reabilitação com implante dentário mais acessível do que com prótese dentária. Tudo vai depender do caso do paciente e do plano de tratamento elaborado pelo especialista. 

O que pode impedir a cirurgia para colocação do implante?

Algumas questões que podem impedir a realização da cirurgia para colocação do implante dentário são:

  • Infecções dentárias;
  • Infecções gengivais; 
  • Problemas no osso da gengiva (baixa qualidade óssea);
  • Pacientes com tratamento em curso (tratamento oncológico; hemofílico; de osteoporose etc.). 

As causas acima limitam o processo cirúrgico para implante dentário e por consequência, impedem a reabilitação oral completa.

Por isso, é comum o paciente sentir-se ‘perdendo tempo’ com o dentista especialista no planejamento do caso.

É importante ter paciência no processo de reabilitação oral, pois somente com um plano de tratamento feito por um implantodontista é possível dizer se o implante é ou não a melhor opção para o paciente, assim como indicar a melhor técnica de reabilitação. 

Quais exames devem ser feitos antes de realizar um implante?

Para avaliar a situação dos dentes antes da realização da cirurgia para colocar o implante, o dentista deve sempre solicitar exames específicos para verificar aquilo que não pode ser visto a olho nu.

E o mais comum é a radiografia – ou raio-X – panorâmica dos dentes, podendo ser também uma tomografia.

Esses exames auxiliam o cirurgião-dentista a avaliar possíveis fraturas, perda óssea ou infecções. Assim, tais cuidados o ajudam a verificar se há possibilidade de acontecer alguma rejeição da gengiva ao implante. 

Conclusão

É importante que o paciente candidato à reabilitação oral com implante dentário escolha um profissional de confiança para realizar a cirurgia.

Além disso, o dentista escolhido também deve acolher às observações do paciente com respeito e dignidade, fazendo com que essa parceria tenha sucesso e os resultados sejam geridos da melhor forma.

Blog Vive Orale Odontologia

Mais conteúdo para você se manter informado sobre os principais cuidados e tratamentos dentarios

Artigos

Prótese Overdenture: O que você precisa saber antes de optar por este tipo de reabilitação oral

Edentulismo: Como Lidar Com A Perda De Dentes

Conheça as principais técnicas de reabilitação com implante dentário

Endereço: Av.Dom luis, 1233 - sala 904 - Ed.Harmony Medical Center

Fale com a nossa equipe