Periodontite, saiba o que é.
Qualquer que seja o problema bucal, por menor que ela seja, acaba por limitar o seu bem-estar.
Seja no trabalho, nas rotinas diárias ou nos momentos de lazer, um quadro bucal desfavorável acaba consumindo a sua energia.
Indo mais adiante, certos problemas bucais se não tratadas no tempo certo, afetam a estética do sorriso, podendo gerar problemas de autoestima e também, podem afetar a saúde geral causando problemas em alguns órgãos do corpo.
Falaremos neste post sobre a periodontite ou doença periodontal.
Uma Condição oral que atinge grande parte da população e tem sua parcela presente na perda dentária.
Visão geral da periodontite.
Para falar mais afundo sobre a periodontite, precisamos primeiro falar de placa bacteriana e gengivite
A placa bacteriana tem sua formação na junção das bactérias dos restos de alimentos que ingerimos com as bactérias da saliva.
Esta junção forma uma película, a placa bacteriana, que se não tratada evolui para o conhecido tártaro e pode gerar inflamação na gengiva, a chamada gengivite, caracterizada por vermelhidão na gengiva, inchaço, sensibilidade gengival e sangramento.
A gengivite é o causador da doença periodontal ou periodontite.
Se não tratada, essa inflamação pode migrar para o ligamento e osso que suportam o dente.
Listamos aqui as principais causas da periodontite:
- gengivites;
- predisposição genética;
- diabetes;
- fumo;
- baixa imunidade;
- má higiene bucal e;
- problemas dentários estruturais que envolvam mau posicionamento dos dentes e problemas de oclusão.
Os sintomas da periodontite são de fácil visualização o que, consequentemente, facilita a procura por ajuda já na fase inicial da gengivite.
Listamos também os principais sintomas da periodontite:
- sangramento na gengiva;
- gengiva sensível;
- gengiva inchada;
- vermelhidão na gengiva;
- mobilidade dentária.
Fora os problemas bucais gerados pela periodontite que, cá entre nós, perder um dente já é um problema muito sério que afeta tanto a autoestima como a estrutura oral, esta doença pode levar a formação de abcessos no tecido mole e conduzir agentes inflamatórios para a corrente sanguínea causando danos em outros órgãos do corpo.
Periodontite e diabetes.
Segundo a Sociedade Brasileira de Periodontologia ; diabéticos tem um risco 2,5 vezes maior de apresentar problemas periodontais do que pessoas não diabéticas.
Quem é diabético é mais susceptível a desenvolver a doença periodontal devido à sua dificuldade em reagir a processos inflamatórios e infecciosos.
Dai a grande necessidade de um cuidado maior e mais atencioso nos processos da odontologia preventiva, como higiene bucal e frequência no consultório do dentista.
É importante enfatizar que o diabetes em si não é o causador da periodontite, ele apenas modifica a condição atual da doença periodontal, acelerando processos inflamatórios já existentes, fazendo com que os problemas periodontais, como a perda dentária, por exemplo, ocorram de forma mais rápida.
Para quem tem diabetes, é importante cuidar da alimentação para manter sob controle a quantidade de açúcar no sangue, manter uma rotina de higiene bucal rigorosa e fazer uso da odontologia preventiva, mantendo a frequência nas visitas ao dentista e sempre cuidando da limpeza dos dentes.
Tratamento e prevenção.
Previnir é melhor do que remediar, não concorda?
Para se previnir da placa bacteriana, gengivites e, consequentemente, da periodontite, não é tão complexo assim.
Listamos aqui os principais pontos que você deve levar em consideração para se previnir destas condições periodontais:
- manter uma rotina religiosa de higienização bucal com escovação e uso do fio dental;
- manter uma alimentação saudável controlando a ingestão de alimentos açucarados, principalmente se você for diabético;
- visitar o dentista regularmente. O papel da odontologia preventiva é fundamental para evitar o desenvolvimento de qualquer condição oral.
Para quem já desenvolveu a periodontite;
Procure imediatamente o seu dentista para fazer o tratamento da doença bucal e evitar o desenvolvimento para um quadro de perda dentária em um cenário mais complexo.
O tratamento também não envolve complexidades e consiste em:
- remoção via profilaxia oral com o dentista da placa bacteriana e tártaro;
- orientação bucal sobre os cuidados com a escovação em casa;
- manutenção da higiene bucal;
- uso de enxaguante bucal recomendado pelo dentista e;
- somente em casos avançados é indicado procedimentos cirúrgicos como a reabilitação de dentes com mobilidade que podem precisar de uma reposição óssea ou em casos onde são formados bolsas periodontais que precisam ser abertas para limpeza.
Em resumo geral.
Você viu que a periodontite é uma doença bucal que precisa de outras condições orais para se desenvolver.
Como qualquer doença, ela começa com sinais pequenos que se não percebidos e tratados no tempo certo, evoluem para um quadro bem danoso à sua saúde bucal e a sua saúde geral, portanto, a recomendação é; previna-se!
Cumpra todas as etapas de higiene bucal, visite regularmente o seu dentista e assim mantenha-se longe das doenças periodontais.
Precisando de ajuda, conte com a nossa equipe de dentistas em fortaleza para lhe prover a atenção e cuidados necessários.
Vive Orale Odntologia, nosso foco é com o seu bem-estar e qualidade de vida!